Quest√Ķes ambientais

Quest√Ķes ambientais

O coletor menstrual Inciclo é testado em animais?

N√£o. Os absorventes, que tem diversas subst√Ęncias qu√≠mica na sua composi√ß√£o, no Brasil precisam ser testadas em animais para avaliar as poss√≠veis rea√ß√Ķes do organismo quando em contato com esses componentes. Isso √© uma norma federal da ANVISA (ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria ‚Äď Portaria 1.480). O coletor menstrual Inciclo n√£o √© testado em animais.

Quando eu precisar substituir meu Inciclo como devo descartá-lo? O silicone do coletor poderá ser reciclado? Quanto tempo demora a decomposição deste material?

O coletor menstrual não pode ser reciclado. Quando for jogá-lo fora, lave-o, corte-o em pequenos pedaços e coloque-o no lixo comum. Isso não vai prejudicar o solo.
O silicone é composto praticamente de silício, que é encontrado na forma natural na areia, no quartzo e nas rochas. O silício é depois do oxigênio o elemento mais comum na Terra e após combinado com oxígênio, carbono e hidrogênio transforma-se em silicone.
O tempo de degradação do silicone depende de diversos fatores tais: como temperatura e umidade do aterro sanitário.
Os silicones são seguros para as pessoas e para o meio ambiente. Mais de 60 anos de uso industrial e doméstico e milhares de estudos de laboratório confirmam esta afirmativa. O silicone é mais frequentemente usado sob a forma de PDMS (polidimetilsiloxane).
No meio ambiente:

  • O PDMS √© naturalmente degradado em s√≠lica, √°gua e di√≥xido de carbono.
  • O PDMS n√£o afeta desfavoravelmente as opera√ß√Ķes de tratamento dos esgotos.
  • O PDMS, quando entra no meio aqu√°tico, fica preso aos particulados e √© eliminado pela sedimenta√ß√£o natural.
  • Os flu√≠dos de PDMS n√£o s√£o naturalmente dissolvidos nem dispersos na √°gua e nem mostram ter uma demanda biol√≥gica de oxig√™nio detect√°vel. Isto significa que eles n√£o inibem a atividade microbiana natural.
  • O PDMS n√£o √© bioacumulativo ‚Äď n√£o cresce at√© alcan√ßar concentra√ß√Ķes t√≥xicas ‚Äď nos tecidos dos organismos vivos.
  • O PMDS n√£o tem demonstrado afetar adversamente os insetos, os p√°ssaros, os animais aqu√°ticos, a germina√ß√£o de sementes, o crescimento de plantas ou a biomassa das plantas.