Sa√ļde

Sa√ļde

Existe alguma possibilidade desse produto dilatar o m√ļsculo vaginal e deixar a musculatura da entrada da vagina fl√°cida?

De maneira nenhuma. O Inciclo √© feito de silicone flex√≠vel que se adapta perfeitamente ao corpo da mulher e como os m√ļsculos da vagina possuem uma elasticidade natural, n√£o h√° possibilidade da musculatura ficar fl√°cida ou sofrer qualquer tipo de altera√ß√£o. Assim como nas rela√ß√Ķes sexuais e no parto, os m√ļsculos vaginais se esticam e depois voltam ao normal.
O corpo da mulher √© preparado para o nascimento, por isso que os m√ļsculos vaginais s√£o t√£o el√°sticos.

H√° aumento do risco de infec√ß√£o no uso do copinho menstrual? O coletor menstrual traz risco para sa√ļde?

Não, pelo contrário. O uso do Inciclo é muito menos propício a proliferação de bactérias do que os absorventes femininos (tanto interno, quanto externo e de pano).
‚ÄúPor ser de silicone, um material inerte, n√£o funciona como um meio de cultura para bact√©rias, como pode ser os absorventes internos, e n√£o irrita a pele como os externos‚ÄĚ, explica a Dra. Andr√©a Campos.
Apenas preste aten√ß√£o quanto √† higieniza√ß√£o do coletor menstrual. Lave com √°gua e sab√£o neutro cada vez que for esvazi√°-lo, enx√°g√ľe-o bem para remover qualquer resto de sabonete e espere secar totalmente antes de guard√°-lo. Ferva entre um ciclo e outro por 5 minutos e nunca guarde seu copo da menstrua√ß√£o em sacos pl√°sticos.

Uso DIU, posso usar o coletor menstrual Inciclo?

Voc√™ pode usar com seguran√ßa o Inciclo mesmo com o DIU, mas tenha aten√ß√£o para posicion√°-lo corretamente (perto da sa√≠da da vagina) e ao tirar, pressione para remover o v√°cuo antes de retirar e observe n√£o estar puxando os fios do DIU. Diferentemente dos absorvetes internos, que ficam bem pr√≥ximos ao colo do √ļtero, o Inciclo fica a aproximadamente 1 cm da entrada da vagina, o que facilita a remo√ß√£o. Siga as instru√ß√Ķes do fabricante do DIU verificando ap√≥s cada ciclo menstrual se os fios de remo√ß√£o do DIU encontram-se na entrada do colo do √ļtero. Caso sinta press√£o forte ou c√≥lica ao remover o Inciclo, interrompa a retirada e procure um m√©dico. Caso tenha d√ļvidas, consulte seu ginecologista.

Pode ser usado com anel vaginal?

Muitas mulheres usam o Inciclo com anel vaginal ao mesmo tempo sem problemas, já que o Inciclo fica perto da entrada da vagina, enquanto o anel vaginal fica posicionado mais próximo do colo uterino.
No entanto, existe a possibilidade de o anel vaginal sair do lugar enquanto se usa qualquer produto interno de higiene.
Caso tenha d√ļvida, entre em contato com seu ginecologista.

O que acontece com o sangue que est√° dentro do coletor quando deitamos, ele entra para o √ļtero? Isso n√£o faz mal?

A musculatura do √ļtero se contrai constantemente durante a menstrua√ß√£o para expelir o sangue pelo colo do √ļtero, que √© um pequeno orif√≠cio pelo qual o fluxo sai.
Quando deitamos o sangue fica na vagina e na regi√£o posterior ao colo do √ļtero, mas tamb√©m entra em contato com o colo, s√≥ que n√£o vai voltar para o √ļtero por causa da sa√≠da constante de sangue e pela inclina√ß√£o do colo que dificulta o retorno do fluxo.
Al√©m disso, o sangue s√≥ quando entra em contato com o ar √© que fica prop√≠cio √† prolifera√ß√£o de bact√©rias, portanto n√£o √© prejudicial ao organismo ter o sangue em contato com o colo do √ļtero, pois ele ainda est√° no seu ambiente natural. Recomendamos apenas que n√£o se fique por tempo prolongado em posi√ß√£o invertida.
O copo menstrual Inciclo √© indicado para ser usado em todas as atividades do dia-a-dia e esportivas tamb√©m. N√£o h√° com o que se preocupar. O coletor menstrual n√£o traz nenhum risco para a sa√ļde.

Quem tem endometriose pode usar o coletor menstrual Inciclo?

Mulheres que tem endometriose podem usar o coletor menstrual. O Inciclo comporta um volume maior do que os absorventes o que possibilita ficar mais tempo sem ter que fazer trocas. Além disso, é possível verificar o volume da menstruação e comunicar o médico se houver alteração.
Não há nenhum tipo de relação entre o uso do copo menstrual e a endometriose.

O uso do copo menstrual pode causar menstruação retrógrada?

A menstrua√ß√£o retr√≥grada √© quando o fluxo menstrual ao inv√©s de descer e sair pelo colo do √ļtero, vai para as trompas de fal√≥pio. Fluxo menstrual retr√≥grado n√£o √© necessariamente sinal de doen√ßa e n√£o tem rela√ß√£o alguma com o uso do coletor da menstrua√ß√£o.
‚ÄúCerca de 90% das mulheres t√™m menstrua√ß√£o retr√≥grada sem sofrer endometriose‚ÄĚ, diz o ginecologista Jos√© Alexandre Portinho, diretor da Cl√≠nica de Medicina Endosc√≥pica, doutorado e mestrado em ginecologia pela UFRJ.

Posso ter mais risco de ter infec√ß√£o urin√°ria usando o copo menstrual? O coletor menstrual traz risco para sa√ļde?

Não há relação entre o uso do Inciclo e o aumento de probabilidade do risco de ter infecção urinária.
O coletor é usado não vagina e não tem relação alguma com a uretra. Para a higienização, lave bem as mãos e use somente água e sabão neutro. Enxague-o bem, pois resíduos de sabonete podem causar irritação.
Em caso de d√ļvidas, consulte seu m√©dico.

Tenho candidíase com frequência, posso usar o Inciclo?

O Inciclo √© indicado inclusive para mulheres que tem candid√≠ase de repeti√ß√£o. Muitas relatam que perceberam melhora na frequ√™ncia com que tinham candid√≠ase. Isso acontece por dois motivos: primeiro porque o coletor menstrual n√£o interfere na umidade natural da vagina e n√£o vai absorver as secre√ß√Ķes de prote√ß√£o vaginal e segundo que quando usamos absorventes externos a regi√£o √≠ntima fica abafada por muito tempo e em contato com o sangue j√° em decomposi√ß√£o, o que aumenta o risco de infec√ß√Ķes.
Apenas fique atenta para fazer a higiene corretamente e enxaguar bem para que você não insira o copinho com resto de sabão que pode desequilibrar o ph da vagina.

Posso usar o Inciclo enquanto estou com infecção e estou fazendo o tratamento com pomada ginecológica?

N√£o. O medicamento pode danificar o silicone. Espere finalizar o tratamento para usar seu coletor menstrual.

Posso usar o Inciclo na quarentena depois do parto?

Não é indicado que se use nenhum produto interno no pós parto. O corpo da mulher leva um tempo para se recuperar e esse tempo varia de mulher para mulher.
Nessa fase, o colo do √ļtero pode ainda n√£o estar completamente fechado, e pode causar inflama√ß√£o, portanto, n√£o √© recomendado.
Mas a partir da primeira menstruação depois da quarentena, o Inciclo já pode ser utilizado.
Na d√ļvida, consulte seu m√©dico ou obstetriz.

Já tive SCT (Síndrome do Choque Tóxico), posso usar o Inciclo?

N√£o h√° relatos de SCT com uso de coletores menstruais. Segundo a m√©dica ginecologista Dra. Catia Chuba ‚ÄúH√° baixo risco de infec√ß√Ķes no uso dos copos menstruais, diferentemente dos tamp√Ķes vaginais, n√£o h√° relatos da ocorr√™ncia de S√≠ndrome do Choque T√≥xico‚ÄĚ. ‚ÄúN√£o altera as condi√ß√Ķes fisiol√≥gicas, como umidade, pH, flora vaginal, ventila√ß√£o, diferentemente dos absorventes externos ou internos.
‚ÄúO copo menstrual tamb√©m evita a ocorr√™ncia da S√≠ndrome do Choque T√≥xico, que acontece muito no uso dos absorventes internos. ‚ÄĚ refor√ßa o Dr Jos√© Leon√≠dio, ginecologista professor do departamento de Ginecologia e Obstetr√≠cia da Faculdade de Medicina da UFRJ.
Se você já teve SCT recomendamos que consulte seu ginecologista.

Tenho √ļtero invertido, posso usar coletor menstrual?

N√£o h√° problema algum. Nos primeiros dias de uso voc√™ vai acertando a posi√ß√£o correta que deve inserir o coletor, mas como o copo fica inserido em posi√ß√£o inferior, pouca rela√ß√£o ter√° com a posi√ß√£o do √ļtero.