Não. Os absorventes, que tem diversas substâncias química na sua composição, no Brasil precisam ser testadas em animais para avaliar as possíveis reações do organismo quando em contato com esses componentes. Isso é uma norma federal da ANVISA (agência Nacional de Vigilância Sanitária – Portaria 1.480). O coletor menstrual Inciclo não é testado em animais.
Quando eu precisar substituir meu Inciclo como devo descartá-lo? O silicone do coletor poderá ser reciclado? Quanto tempo demora a decomposição deste material?O coletor menstrual não pode ser reciclado. Quando for jogá-lo fora, lave-o, corte-o em pequenos pedaços e coloque-o no lixo comum. Isso não vai prejudicar o solo.
O silicone é composto praticamente de silício, que é encontrado na forma natural na areia, no quartzo e nas rochas. O silício é depois do oxigênio o elemento mais comum na Terra e após combinado com oxígênio, carbono e hidrogênio transforma-se em silicone.
O tempo de degradação do silicone depende de diversos fatores tais: como temperatura e umidade do aterro sanitário.
Os silicones são seguros para as pessoas e para o meio ambiente. Mais de 60 anos de uso industrial e doméstico e milhares de estudos de laboratório confirmam esta afirmativa. O silicone é mais frequentemente usado sob a forma de PDMS (polidimetilsiloxane).
No meio ambiente:
A Inciclo oferece as melhores soluções e te dá mais liberdade durante o período menstrual. Coletor menstrual e Disco Menstrual reutilizáveis que substituem o uso de absorventes. Calcinhas Absorventes e Absorventes reutilizáveis com tecnologia exclusiva, sem camadas plásticas e super fininhas e discretas. Além de outras linhas de produtos como a Linha Maternidade e a Linha Incontinência Urinária, todas desenvolvidas para serem mais saudáveis, econômicas e práticas.