O que é coletor Menstrual?

O Coletor Menstrual é um copinho feito de silicone hipoalergênico transparente que você coloca na vagina e ele fica ali coletando seu fluxo por 12 horas, depois é só retirar, lavar e colocar de novo. Com o coletor você pode fazer atividades físicas, nadar e dormir sem calcinha que nem vai lembrar que está menstruada!

Por quanto tempo posso ficar com o coletor menstrual?

Você pode usar seu coletor por até 12h!

Como retirar o coletor menstrual?

A retirada é simples e não faz bagunça. Lave as mãos e, durante o banho ou sentada no vaso sanitário, puxe o coletor menstrual Inciclo pela haste até alcançar a base. Aperte levemente a base e vire-a um pouco de lado para facilitar a entrada de ar e evitar a formação de vácuo. Esvazie, lave com água e sabão neutro e insira novamente. Esse processo deve ser feito de 2 a 3 vezes ao dia conforme o a intensidade do seu fluxo menstrual.

Como limpar meu coletor com a panelinha?

Ao final de cada ciclo, depois de lavar, ferva seu coletor com água por 5 minutos na panelinha. Cuidado ao tirar da panelinha, sugerimos esperar esfriar para tirar. Aí depois é só secar e guardar pro próximo mês!

Usar o coletor menstrual aumenta a cólica?

A cólica é uma dor que sentimos quando o útero contrai para expelir o sangue. Como o coletor menstrual fica no canal vaginal, não interfere nessa contração, portanto não vai aumentar a cólica.

Tenho quase 30 anos, qual coletor menstrual escolher?

Se você tem 29 anos e nunca passou por nenhum tipo de parto, o modelo indicado é o B, no entanto muitas pessoas com 29 anos já se adaptam bem ao modelo A.Com o passar do tempo e com a gestação, o corpo da mulher vai passando por alterações e a musculatura do assoalho pélvico também. Por isso a necessidade de troca do tamanho do coletor menstrual, mas isso não acontece de um dia para o outro quando você completar 30 anos.Então você pode usar o Inciclo B e quando precisar fazer a troca, você faz a troca pelo A. Ou pode também experimentar já começar pelo A e se por acaso ficar grande, usar o B por mais um tempinho e depois volta a usar o A.

Usando o coletor menstrual, o sangue volta para dentro do útero?

A musculatura do útero se contrai constantemente durante a menstruação para expelir o sangue pelo colo do útero, que é um pequeno orifício pelo qual o fluxo sai. Quando deitamos, o sangue fica na vagina e na região posterior ao colo do útero. Mesmo tendo contato com o colo, o sangue não retornará para o útero por dois motivos: primeiro devido a saída constante de sangue e segundo pela inclinação do colo que dificulta o retorno do fluxo. Não há com o que se preocupar.

Tenho vaginismo, posso usar o coletor?

Temos clientes que tem vaginismo e se adaptaram bem ao Inciclo. Existem vários graus de vaginismo. Algumas pessoas não conseguem inserir nem um dedo, outras tem menos tensão nesses músculos. Se a pessoa não consegue colocar nada na vagina sem sentir dor, existe a possibilidade de sentir desconforto ao inserir o coletor menstrual.

Tenho DIU, posso usar coletor menstrual?

Você pode usar com segurança o coletor menstrual mesmo usando o DIU. Ao tirar, assim como qualquer pessoa, pressione o coletor para remover o vácuo antes de retirá-lo por completo. Apenas observe para não puxar os fios do DIU. Diferentemente dos absorventes internos, que ficam bem próximos ao colo do útero, o coletor fica a aproximadamente 1 cm da entrada da vagina, então ele fica mais distante do colo do útero. Caso sinta pressão forte ou cólica ao removê-lo, interrompa a retirada e procure um médico.

Tenho alergia a absorventes comuns, posso usar coletor menstrual?

O coletor menstrual e o Lovin são excelente opções para mulheres que tem alergia a absorvente e ficam com a pele irritada durante a mentruação. Eles são feitos de 100% silicone hipoalergênico (atóxico e translúcido) de altíssima qualidade. Não contém nenhum tipo de corante, látex, gel, bisfenol, dioxina, cola, perfume, pesticidas e nem agentes branqueadores, por isso o risco de provocar alergia é baixíssimo.

Quem tem endometriose pode usar o coletor menstrual Inciclo?

Pessoas que tem endometriose podem usar o coletor menstrual sem problemas! O Inciclo comporta um volume maior do que os absorventes o que possibilita ficar mais tempo sem ter que fazer trocas. Além disso, é possível verificar o volume da menstruação e comunicar o médico se houver alteração.

Qual é a capacidade de cada modelo do coletor menstrual?

Essas são as capacidades de cada um: Modelo A possui 29 mL, Modelo B são 27 mL e Modelo Teen 17 mL. Já o Lovin, nosso disco menstrual possui 40 ml.

Quais as medidas do coletor menstrual?

Essas são as medidas dos nossos coletores: O modelo A tem 45 mm de largura e 72 mm de altura. (56 mm sem a haste). O B tem 42 mm de largura e 71 mm de altura (55 mm sem a haste) e o Teen 40 mm x 64 mm (48 mm sem a haste).

Posso usar o Coletor Menstrual enquanto estou com infecção e
fazendo o tratamento com pomada ginecológica?

Não pode. O medicamento pode danificar o silicone. Espere finalizar o tratamento para usar seu coletor menstrual. Para evitar reinfecção, você pode higienizá-lo da seguinte forma: deixar de molho em água oxigenada volume 10 por 7 horas. Depois é só enxaguar e ferver o coletor em 500 ml de água e duas colheres de bicarbonato de sódio. Então enxágue bem e pronto, já pode usar novamente.

Posso usar lubrificante íntimo para colocar meu coletor?

Durante a menstruação, a vagina já fica bem lubrificada, mas se ainda assim preferir, você pode molhar o coletor com água para facilitar a colocação ou mesmo usar um lubrificante a base de água.

Posso fazer sexo com penetração usando o coletor menstrual?

O coletor menstrual fica posicionado perto da entrada da vagina e deve ser removido antes da penetração. O coletor menstrual é um produto de higiene menstrual e não pode ser usado como método contraceptivo. Para o sexo durante sua menstruação, você pode utilizar o Disco. Ele é um disco menstrual que pode ser utilizado durante a penetração. Com ele, sua menstruação permanece próxima ao colo do útero, não vaza e nem você e nem a pessoa com quem você está se relacionando vão sentir que ele está ali. É só maravilha.

Posso esterilizar o coletor e o disco menstrual usando autoclave?

Sabemos que autoclaves são muito eficientes para esterilizar o silicone, mas não temos estudos suficientes que mostrem o tempo e temperatura ideais.

Por que o coletor da Inciclo é transparente?

Corantes e pigmentos são substâncias químicas que podem oferecer danos à saúde. Muitos coletores coloridos desbotam com o tempo e esses pigmentos acabam sendo absorvidos pela mucosa vaginal.O legal do Inciclo ser transparente é que facilita na higienização e você pode verificar se esta realmente limpo. Além disso, a Inciclo é uma empresa que preza pela ética e sustentabilidade, adicionar um componente desnecessário ao coletor seria um contrassenso.

Pessoas virgens podem usar coletor menstrual?

O conceito de virgindade é algo muito pessoal e envolve muitos aspectos, inclusive culturais e religiosos. Tudo depende se você se sente à vontade em usar.Essa é uma questão muito particular. Fisicamente, o coletor menstrual pode ser usado por pessoas de todas as idades, já que os músculos vaginais são flexíveis. O hímen é uma membrana fina com abertura(s) por onde o sangue passa. Muitas pessoas que nunca tiveram relação sexual se adaptam super bem ao coletor. Mas é importante você saber que, assim como qualquer produto de uso interno, o coletor menstrual pode causar algumas fissuras no hímen. Por isso, se for importante pra você manter o hímen intacto, é melhor optar pelas nossas calcinhas absorventes que são de uso externo. Mas se isso não for uma questão relevante, você pode usar o Inciclo.

Na minha menstruação tem sempre muito coágulo. É possível usar o coletor nesse caso?

Sim, não há nenhuma contraindicação. Se seu fluxo for também muito intenso, o que vai mudar é apenas o intervalo em que você fará a higienização do copo menstrual.

Meu coletor menstrual está vazando, o que posso fazer para resolver?

São vários os motivos que podem influenciar no uso correto do coletor menstrual. É importante checar o tamanho, posicionamento, vedação, frequência de higiene e checar se está tudo certinho. Vou te passar um artigo bem completo onde explicamos todos os pontos para que você acerte de um vez e possa aproveitar todos os benefícios do coletor menstrual.

Meu coletor caiu no vaso sanitário e agora? 

Isso acontece! Se o seu coletor caiu em um vaso sanitário de um banheiro público, recomendamos descartar. Mas, se caiu no vaso da sua casa, você pode usar seguindo as recomendações: Primeiro, você lava bem com sabonete, deixa o seu Inciclo Coletor Menstrual mergulhado em água oxigenada de 10 volumes, por 6 a 7 horas. Após este período retire, enxágue e ferva por 5 minutos com duas colher de bicarbonato de sódio. Se sentir necessidade, repita o processo e o seu Inciclo estará prontinho para uso de novo.

Já tive SCT (Síndrome do Choque Tóxico), posso usar o Coletor menstrual?

Não há relatos de SCT com uso de coletores menstruais. Segundo a médica ginecologista Dra. Catia Chuba “Há baixo risco de infecções no uso dos copos menstruais, diferentemente dos tampões vaginais, não há relatos da ocorrência de Síndrome do Choque Tóxico”. “Não altera as condições fisiológicas, como umidade, pH, flora vaginal, ventilação, diferentemente dos absorventes externos ou internos."“O copo menstrual também evita a ocorrência da Síndrome do Choque Tóxico, que acontece muito no uso dos absorventes internos.” reforça o Dr José Leonídio, ginecologista professor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFRJ.Se você já teve SCT recomendamos que consulte seu ginecologista.

Eu tenho a vagina muito apertadinha e agora?

A nossa vagina fica sempre fechadinha, não é como um tubo, por isso algumas mulheres tem essa sensação. A Inciclo já vende coletores menstruais há mais de 10 anos e nesse tempo várias pesquisas foram feitas para garantir que essa recomendação de tamanhos está mesmo adequada. Realmente seguimos com segurança nessa diretriz porque ela tem se mostrado bem assertiva, você pode seguir a recomendação de tamanhos levando em conta a sua idade e o fato de ter filhos.

Estou com medo de não conseguir tirar o coletor menstrual. O que eu faço?

A vagina tem aproximadamente de 7 a 10 cm de comprimento. Na hora de retirar, com a ponta dos dedos, você facilmente vai alcançá-lo. Aperte a base dele para entrar um pouco de ar e puxe. O Coletor Inciclo não deve ser inserido tão fundo quanto um absorvente interno, ele deve ficar a 1 cm da entrada da vagina. Mas ainda assim, se você colocar o Inciclo mais perto do colo do útero e ficar difícil de removê-lo, faça um pouco de força com os músculos do períneo (como se fosse evacuar) e puxe o Coletor Inciclo pela base delicadamente. Até pegar a prática de uso, agachar pode facilitar , porque assim, a vagina fica mais “curta” facilitando para que você alcance a base. Não se preocupe que com os dedos, todas as pessoas conseguem alcançar o colo do útero, que fica no final da vagina. O coletor menstrual fica bem mais baixo, então é só você colocar o dedo que já alcança e a retirada é bem tranquila.

Acabei de ter um bebê, posso usar coletor menstrual?

No período do pós-parto, não é indicado nenhum produto de uso interno, por isso não é recomendado usar nem o coletor e nem o disco menstrual. Para esse momento especial, recomendamos o uso das nossas calcinhas absorventes, que são ideias para esse período.

Como inserir o coletor menstrual?

Procure uma posição confortável, pode ser em pé, agachada ou sentada no vaso sanitário. Dobre o coletor na dobra que você se adaptar melhor e com os músculos da vagina relaxados, insira o coletor. Insira-o no canal vaginal na direção para trás (direção do ânus), até que ele fique completamente dentro da vagina (aproximadamente a 1 cm da entrada da vagina). Depois, com o dedo, tateie em volta do coletor para ter certeza de que ele abriu completamente. Você também pode girar ele um pouquinho para sentir que está aberto. É mais simples do que parece. Alguns dias e você pega logo o jeito.

Como limpar meu coletor com a cápsula esterilizadora?

Depois de lavar com água e Sabonete Líquido Inciclo, basta colocar o coletor menstrual dentro da cápsula esterilizadora adicionando água até cobrir o coletor, tampe a cápsula esterilizadora e programe o micro-ondas para 5 minutos em potência média. Cuidado ao tirar do micro-ondas, sugerimos esperar esfriar para tirar. Depois é só secar e guardar pro próximo mês!